15 de agosto de 2008

Deputados pedem ao TSE liberação da internet para campanha eleitoral

(Original aqui.)

Deputados pedem ao TSE liberação da internet para campanha eleitoral
da Folha Online

Deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara pediram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em audiência com o presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, nesta quarta-feira, a liberação do uso da internet na campanha das eleições municipais.

"O artigo que trata da internet é muito restritivo, limita o seu uso exclusivamente aos sites oficiais de campanha, inibindo os candidatos a utilizarem ferramentas importantes e gratuitas para a divulgação de suas propostas", afirmou o deputado Julio Semeghini (PSDB-SP).

Segundo os parlamentares, o presidente do TSE foi receptivo à proposta, mas pediu uma solicitação por escrito, já que a proposta foi apresentada verbalmente.

O presidente da comissão, deputado Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu o uso da internet como forma de "equalização" das condições de divulgação das propostas dos candidatos.

Para os parlamentares, o uso de links, vídeos, entre outras ferramentas comuns na internet, podem incentivar o debate e a transparência nas eleições.

Também participaram da audiência os deputados Jorge Bittar (PT-RJ) e Paulo Teixeira (PT-SP).

2 comentários:

Unknown disse...

Como aluno e eleitor, eu penso que o uso de internet em campanhas eleitorais é um meio de conhecer os candidatos além do que é mostrado nas rádios e redes de televisão. Na internet, a campanha se torna um pouco mais interativa, podendo o eleitor (muitos novatos como eu), pesquisar melhor sobre um candidato ou outro e assim, ter a certeza em quem votar.

Káh disse...

Oras, mas o uso da internet já nos ajuda e muito nas campanhas eleitorais, como por exemplo o site da uol que tem uma página especial sobre os casos de corrupção no Brasil. Só que não é "vote em fulano que ele vai te dar o céu e a terra" é "Lembram que fulano fez isso, pois é tá fazendo pior agora graças ao povo que o elegeu novamente".

Não contente ainda cito o youtube.... é só procurar pelos vídeos dos candidatos... Claro, sem ironias! "Magina"

E além do mais, cada candidato tem seu site.

Mas no final pra quê mesmo isso? O povo brasileiro é burro, não está nem aí pois no final "vai aquele dali mesmo, eu só quero assistir a novela das nove e ao jogo do FLA x FLU"...