10 de abril de 2009

Nuremberg (III)

(Continuação da postagem anterior.)

Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Nuremberg se transformou em um importante lugar de produção militar, se especializando em aviões, submarinos e tanques. A cidade foi extremamente bombardeada durante o conflito, chegando a ter 90% de seus edifícios destruídos em apenas uma hora durante o dia 02 de janeiro de 1945 -- principalmente no antigo centro medieval da cidade --, com 1800 habitantes mortos e por volta de 100 mil despejados da cidade. Acredita-se que cerca de 6 mil habitantes morreram como consequência dos ataques aéreos britânicos e americanos.

Foto da época logo após a Segunda Guerra Mundial (original aqui)

Após a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi escolhida para a realização do chamado "Tribunal Penal Internacional" para o julgamento dos crimes de guerra e crimes contra a humanidade praticados pelos nazistas. Dentre os principais motivos para a escolha da cidade estava o fato da mesma ter sido a sede dos grandes comícios nazistas: simbolicamente, na mesma cidade que exaltou o nazismo aconteceria o tribunal que os condenaria. "Ironicamente", o prédio do Tribunal da Justiça Nazista foi uma das únicas construções intactas após o término dos bombardeios, e se tornou no local ideal para a realização dos julgamentos. O julgamento foi representado no filme "Nuremberg".

Infelizmente já estava escuro quando cheguei ao prédio no qual se realizou o Julgamento de Nuremberg. Mesmo assim, é possível ver o edifício

Edifício no qual se realizou o Julgamento de Nuremberg

Edifício no qual se realizou o Julgamento de Nuremberg

Edifício no qual se realizou o Julgamento de Nuremberg

Edifício no qual se realizou o Julgamento de Nuremberg

(Continua na próxima postagem.)

Nenhum comentário: