21 de maio de 2009

Campo de concentração de Sachsenhausen (I)

Confome já informado em uma de minhas primeiras postagens desta série, durante a minha viagem visitei alguns campos de concentração. O primeiro deles foi o de Dachau, situado próximo à cidade de Munique (para ler mais sobre tal campo clique aqui).

Antes de falar especificamente do campo de Sachsenhausen, é necessário fazer a diferenciação entre "campo de concentração" e "campo de extermínio". Os campos de concentração se caracterizavam por ser, oficialmente, centros de confinamento militar, utilizados para a detenção de civis ou militares. Eram quase sempre instalações inicialmente provisórias, com capacidade para abrigar grande quantidade de pessoas, normalmente prisioneiros de guerra, que, no melhor dos casos, poderiam vir a servir como moeda de troca com o inimigo, ou permanecerem presas até a resolução do conflito. No terreno do campo de concentração eram dispostos, organizadamente, barracões para dormitórios, refeitórios, escritórios e finalidades complementares.

Já "campo de extermínio" era o termo aplicado a um grupo de campos construídos especificamente pela Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial com o objetivo expresso de matar os "inimigos" do regime nazista (judeus, ciganos de etnia roma, prisioneiros de guerra soviéticos, bem como polacos e outros).

Assim, existe uma clara distinção entre campos de extermínio e campos de concentração, tais como os de Dachau e Belsen, cuja maior parte se situava na Alemanha. Os campos de concentração constituíam um sistema de encarceramento e aglomeração dos vários "inimigos do estado" (tais como comunistas e homossexuais) e dispunham de bases de recursos de trabalho forçado para empresas alemãs. Muitas vezes, os judeus inicialmente detidos nestes campos de concentração eram posteriormente enviados para os campos de extermínio. Nos primeiros anoso regime nazista (estabelecido em 1933) alguns judeus foram enviados para estes campos. Após942, no entanto, houve o início das deportações em massa para os campos de concentração, sendo que muitos destes enviados eram, ou imediatamente ou em seguida, enviados para os campos de extermínio (fonte: Wikipédia).

(Continua na próxima postagem.)

Nenhum comentário: