24 de setembro de 2008

Privatização na Rússia (V)

(Continuação da postagem anterior.)

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser; MARAWALL, José Maria; PRZEWORSKI, Adam. Reformas econômicas em novas democracias.

Para os autores, as reformas orientadas para o mercado são inevitavelmente um processo prolongado. O período que transcorre entre a estabilização, a liberação comercial e as privatizações é longo. Segundo, o apoio político para as reformas orientadas para o mercado se desgasta a ponto de ameaçar a continuidade das mesmas, a menos que estas reformas sejam acompanhadas de políticas sociais e, por último, as características das reformas orientadas para o mercado tendem a debilitar as instituições democráticas nascentes.

Os autores acham que as reformas econômicas são inevitavelmente dolorosas, e acham que é improvável que elas não apresentem erros. Além disso, necessita-se de tempo para a total implantação dessas reformas, a despeito de toda a urgência. As reformas nunca podem ser rápidas o suficiente para evitar o surgimento de opiniões contrárias, oposição organizada e conflitos políticos.

O que torna as reformas necessárias?

Os países do Leste Europeu começaram a tomar dinheiro emprestado no Ocidente para desenvolver produtos destinados aos mercados ocidentais, e fizeram uso da repressão para manter baixos os salários, enquanto se capitalizam os lucros construindo-se indústrias de base.

A estrutura das economias de planejamento central diminuiu em todo o Leste Europeu nos finais da década de 80. Anteriormente, a produtividade era baixa e declinante. A parcela de força de trabalho ocupada na agricultura ainda era grande, e os rendimentos auferidos continuavam baixos pelos padrões ocidentais. Com exceção da Hungria e da Iugoslávia, a maioria dos preços era controlada. A produção e os preços eram subsidiados pelo orçamento público e os subsídios somavam cerca de um terço dos gastos estatais, ou algo como 15% do PNB.

Reagindo à decadência de suas economias, todos os países do Leste Europeu procuraram realizar as reformas econômicas. Um dos modelos, iniciado pela Alemanha Oriental e mais tarde seguido pela ex-União Soviética, Bulgária, ex-Tchecoslováquia e Romênia, introduzia alguma autonomia financeira nas empresas estatais, tornando-as financeiramente responsáveis pela utilização de um critério de “lucro”. Retirava alguns preços do controle estatal e reduzia o papel do planejamento centralizado na alocação física dos recursos. Para os autores, essas reformas fracassaram por duas razões: a primeira, sem um mecanismo de preços, o critério de lucro não poderia fazer racionalmente a alocação de recursos; e segundo, o caos que esta sistemática introduziu originou uma pressão espontânea pela re-centralização.

A ex-União Soviética manteve uma taxa de um dígito ao longo de 1989. O orçamento público estava sob pressão, e na ex-União Soviética o déficit chegou a 11% do PNB em 1988 e a 9,5% em 1989.

Os objetivos das reformas

Os objetivos de longo prazo das reformas eram formulados fundamentalmente na linguagem da eficiência, da racionalidade ou da normalidade. Criar um arcabouço para a competição era não apenas tornar eficiente a alocação de recursos, mas também mudar, sem política industrial alguma, os padrões da alocação setorial. A privatização faria com que os proprietários maximizassem os lucros e os empregados trabalhassem muito, completando desse modo a transformação em uma economia racional. A eficiência aparece nessas declarações como o objetivo final a ser atingido.

O objetivo geral das reformas era rumar tão rápido quanto possível em direção a uma economia de mercado, cujo padrão era o capitalismo desenvolvido. Esse objetivo era formulado na linguagem da eficiência, ao invés de explicitamente na linguagem do crescimento, sem contar com nenhum programa de políticas sociais.

(Continua na próxima postagem.)

Nenhum comentário: